A prefeitura de Santa Maria ainda não recebeu o pedido da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) para revisar o cálculo da tarifa do transporte coletivo. Mesmo que isso ocorra ainda nesta segunda-feira, não deve haver tempo hábil para que o índice de reajuste seja definido ainda em 2013. Então, o aumento deve ficar para 2014.
O último reajuste da tarifa ocorreu no primeiro semestre de 2012 e, desde então, ocorreram dois reajustes no preço do óleo diesel, o mais recente na última sexta-feira.
De acordo com Silvio Souza, superintendente de Trânsito e Transportes da secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, a prefeitura não deverá aceitar o pedido de revisão da tarifa antes de submeter a solicitação ao Conselho Municipal de Transportes. Se aprovado, o pedido é encaminhado à secretaria, que começa a trabalhar na revisão.
Além disso, a revisão da tabela que calcula o preço da tarifa é formada por vários insumos. Quando há o pedido de revisão, todos os preços são atualizados, e esse processo costuma levar 20 dias:
Temos que rever os preços de todos os insumos: salários, combustíveis, pneus, peças de veículos, entre outros. Um dos que mais pesam é o preço do diesel, mas tudo precisará ser recalculado.
Após o cálculo ser refeito, ele é apresentado ao Conselho Municipal de Transportes, que analisa e vota o reajuste, conforme o presidente, Renan Menezes. Depois disso, se aprovada, a proposta de aumento volta para a prefeitura e a decisão é do prefeito Cezar Schirmer.
O conselho está, atualmente, em recesso, por isso, para analisar qualquer pedido ou cálculo, precisaria ser convocada uma reunião extraordinária. Essa convocação pode ser feita pelo prefeito, pelo presidente do conselho ou por um pedido de pelo menos seis entidades.
"